Design para um mundo complexo

[Publicado originalmente em 2012 no site Livros de Design]
Muito se tem falado sobre o livro Design para um mundo complexo, do Rafael Cardoso, então, para matar a curiosidade, aproveitei as férias no Brasil e garanti meu exemplar. 

Depois de começar a leitura com notas sobre tempo, espaço e memória, até hesitei em considerar esse texto para “lançamentos”, já que a pré-venda do título começou no dia 26/01 e um mês é bastante tempo neste mundo – que nem deixou de ser real e agora também é complexo.

Design para um mundo complexo, como se percebe, é uma homenagem ao Design for the Real World e tem como propósito voltar a algumas questões apresentadas nos anos 1970 pelo austríaco Victor Papanek, agora com um olhar sobre o mundo de hoje. Nesse sentido, trata de evidenciar as contundentes mudanças entre os anos 1960, que concebem o ensino do Design no Brasil, e a atualidade, para uma necessária mudança de paradigma no âmbito educacional.

Guiado pela prática peirciana de decodificar o sensível, linguagem, significado e produção de sentido aparecem como caminhos para entender todo tipo de artefato. Rafael Cardoso nos ajuda a perceber que enquanto as ideias são mutantes os objetos são perenes, e que Design, mercadoria, produto e lixo se separam (ou se encontram) em dinâmicas de significação. Questiona a ideia de “funcionalidade”, critica o descaso no ensino do Design em relação ao pós-uso dos produtos, discorre sobre a complexidade do imaterial e do material em situações de uso, estruturas, redes, teias e interfaces. Isso tudo sem dar razão para o leitor franzir a testa.

O livro pode ser caracterizado de diversas formas, menos como monográfico, e ainda que lá pelas tantas ensaie um conceito para “Design”, tampouco é um livro de respostas, mas dá algumas pistas. Dependendo do repertório de quem lê, ajuda a encaixar algumas peças que podem andar soltas no seu entendimento. Com formato compacto (12 x 18cm), de leitura leve e divertida, repleta de exemplos ilustrativos, abre uma série de janelas para reflexões densas que fazem dele um baita livro. Sem falar no projeto gráfico: impecável.

DADOS TÉCNICOS

Editora: Cosac Naify
Gráfica: Loyola
Tiragem: 3 mil exemplares
Ano de publicação: 2012
Edição: 1ª
Formato: 12 x 18 cm 
Nº de páginas: 264



   
          Papel: Kraft ouro 30% reciclado
          Acabamento: Brochura com sobrecapa
          Cores: 1/1
          Fontes: Sentinel e Gotham
          Ilustrações: Francisco França
          Quarta-capa: André Stolarski


SOBRE O AUTOR
Os designers devem conhecer Rafael Cardoso através de livros como Uma introdução a história do Design (Blucher, 2000), de quando ele ainda era CARDOSO DENIS, ou ainda O design brasileiro antes do design (Cosac Naify, 2005) e Impresso no Brasil: Destaques da história gráfica no acervo da Biblioteca Nacional (Verso Brasil, 2009), mas ele também escreve contos e romances, além de livros sobre arte, já que é PhD em história da arte.