[Publicado originalmente em 2012 no site Livros de Design]
O que à primeira vista até parece um desses livros para decorar a sala de estar, na verdade é "uma introdução à semiótica", segundo seu subtítulo. No te creas uma palavra (2008) é teórico e atraente, uma combinação quase inédita. A capa desta tradução foi ilustrada por David Cabrera, mas o projeto editorial, assinado pelo próprio autor, permanece. Projeto esse que apresenta o conteúdo com tipografia em corpo generoso, com a grade de diagramação à mostra e muitos exemplos visuais, ideal para inspirar professores que enfrentam o desafio de ensinar semiótica a estudantes adolescentes.
O livro reúne, em seus nove capítulos, uma série de textos breves que proporcionam uma aproximação a conceitos de semiótica e linguística orientados a quem pretende interferir na cultura visual. Cada um dos capítulos exibe um tema, desenvolve-o em poucas páginas e, para fixar conceitos, traz um portfolio mostrando o emprego prático da teoria em identidade visual, ilustração, tipografia, cartaz e fotografia – para sanar definitivamente qualquer possibilidade de dúvidas.
Os primeiros dois capítulos são os mais densos, já que introduzem Saussure e Peirce, com toda a terminologia essencial para entendê-los. Os textos que seguem são um apanhado bem substancial sobre um pouco de tudo que possa interessar de Barthes, Eco e Bourdieu. O objetivo de Crow é questionar o papel do profissional que se comunica visualmente, e alertar ao fato de que toda escolha em um projeto é produção de sentido, completa a comunicação e deve ser levada a sério.
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SUMÁRIO
Introducción
1. componentes:
Saussure | Peirce | portafolio
2. formación del significado:
categorias | semiosis | valor, sintagma e paradigma | metáfora | portafolio
3. lectura del signo
el lector | Barthes | portafolio
4. texto e imagen
Los tres mensajes | anclaje y relevo
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David Crow é designer e pesquisador, além de Decano e Pró-reitor da Faculdade de Arte e Design da Manchester Metropolitan University. Antes de voltar-se ao meio acadêmico trabalhou com Design para o campo artístico e para a indústria fonográfica, com clientes como Rolling Stones Records, Virgin Records, Phonogram e The Royal Shakespeare Company.