fines

Do lado sério da vida, aprender que a experiência de um processo pode ser mais gratificante que chegar ao fim é uma questão de maturidade. Do lado divertido, a sensação de terminar uma larga etapa também forma parte da aventura (aquele dizer adeus aos próprios medos e dar boas vindas a novos desafios). Em um mês finalizo uma etapa e começo outra, um pouco mais larga, intercortada por alguma burocracia acadêmica e migratória, e toda a ansiosidade que isso possa significar para uma neófita quase profissional, sempre em busca de novos fins.

Quando comecei a cursar a especialização, lembro que, na reunião de abertura, o coordenador do curso enunciou, talvez sem maiores intenciones: "nunca se esqueçam porque decidiram mudar de país". Essa reflexão direcionada aos estudantes estrangeiros, em sua maioria recém chegados, especificamente motivados em estudar, tem acompanhado como uma sombra todas as decisões tomadas por mim desde então.

A euforia do aqui e agora nubla a percepção de que todo o fim está marcado em seu início por uma finalidade motivadora. Chegar ao final sabendo porque começamos (e porque seguir adiante) é parte do motor dessa euforia, e uma oportunidade para olhar pra trás, mesmo no meio da neblina, para entender esse processo. Saber também os meios como chegamos, de forma consciente, ajuda a diminuir a ansiedades dos próximos fins, meios e fins, renovados, justapostos e sobrepostos, em movimento constante.