Design and Crafts

Às vezes os artesãos são um pouco menosprezados na história do design, mas conseguir fazer algumas manualidades é uma arte admirável. Aprendi na época de graduação, com uma amiga, a montar cadernos artesanalmente, costurando, colando, encadernando. É divertido. O problema é a preguiça e a falta de argumentos, pra mim, como designer, hoje, poder iniciar um projeto sem ter um briefing. 

Não tive muito treino, encadernei meu portfolio e o meu trabalho final de graduação, com um pouco de ajuda e outro pouco de instinto. Faz um tempinho fiz um caderno para dar de presente e exercitar mais, talvez com alguma pretensão sim, de seguir uma linha de cadernos, mas a falta de um objetivo, um público alvo, novamente me detiveram. 

Até que surgiu uma proposta interessante, com direito a roteiro e atores: fazer um bloco para o detetive de um curta metragem. Aí sim, senti o meu chão. Direção de arte orientada, paleta de cores, perfil do personagem, figurino... Foi só colocar a mão na massa.