Diseño Latino



Eyjafjallajokull e o efeito borboleta
Fui um pouco na defensiva ao "5º Festival Internacional de Diseño", mas tive muitas surpresas positivas, apesar da primeira notícia do evento ter sido sobre o cancelamento de uma das palestras mais esperadas, que viria de além mar. A notícia rendeu "No Scott" como um "chiste" ao longo do evento que traria Si Scott para também ministrar uma oficina de ilustração.


Jeitinho latino
As surpresas ++ vieram do material, honestíssimo e despretensioso, apresentado pelos hermanos (da Argentina, do Uruguai e do Brasil), revelando que muita vontade de aprender e colocar em prática [o melhor projeto possível] possibilita uma visibilidade inimaginável (mesmo sem ter uma estação de trabalho de última geração). Ouvi histórias de projetos desenvolvidos em lan houses; clientes contatando from America depois de acessar um portfólio online; redes de tv contratando uns "flacos" para criarem o roteiro que quisessem, desde que mantendo o estilo autoral dos seus trabalhos pessoais. Genial. A constatação, boa ou ruim, é que para aprender design tem que fazer, e que fazer ainda é muito mais importante que saber, ao menos para quem compra esse serviço. Me deixa mais tranquila a consciência de que depois de estudar alguns anos em imersão acadêmica a gente erra menos no trivial, ainda que haja muito chão pela frente.